09 novembro 2009

Educação Física



Educação física é um conjunto de atividades dinâmicas,trás o desenvolvimento
individual, oportunidade de desenvolver o lado lúdico proporcionando equilíbrio corpo a mente e o espaço disponível.

Desenvolve as habilidades motoras de qualquer pessoa, além de manter elementos emocionais ou físicos.

O surgimento da educação física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar, etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir.

Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.

Corpo



Quando falamos em CORPO podemos resumir em uma só palavra: biopsicossocial que é uma maneira de entender o homem que leva em considerção estes três fatores: o biológico, o psicológico e o meio social na qual ele esteja.

Biológico: onde podemos sentir: o frio, o calor, a dor, as emoções. O corpo é um meio biológico para se relacionar. Se o homem fosse somente biológico se tornaria como um zumbi, não iria pensar sentir e nem falar e ficaria vagando sem objetivo nenhum, só com vida.

Psíquico: é o que o diferencia as pessoas umas das outras. Desde o nascimento para aprender as realidades, aprendendo através delas. Raciocinar, diferenciar.

Social: as pessoas precisam se relacionar uma com as outras e viver próximo dos semelhantes − tribos, famílias, sociedades, culturas, povos e civilizações. Estabelecendo relações com as realidades em que vive, conhecimento, habilidades e idéias, trocas de experiências em busca de uma totalidade.

O que é ciência



A muito tempo o ser humano começou uma jornada em busca do conhecimento para buscar respostas as questões referentes aos problemas do dia-a-dia. Antigamente estas questões eram explicadas místicamente pela mitologia para explica-las. Quando passamos a questionar estas respostas e a buscar explicações mais certas, por meio da razão, tirando suas emoções e suas religiões, passamos a ter respostas que se aproximavam da realidade.

A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos. [...] é a hipertrofia de capacidades que todos têm. Isto pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto maior a visão em profundidade, menor a visão em extensão. A tendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos [...] a aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe (Rubem: 1981, p. 12).

Produção de conhecimento



É um conjunto de relação de vários fatores.
Fatores estes populares, religiosos, filosóficos e científicos. A evolução do ser humano em busca de conhecimento e enriquecimento do saber.

Kung Fu


Esta arte requer um esforço estremo, disciplina no que se refere a comportamento físico e mental aonde busca habilidades, desenvolvimento, práticas de exercicios, técnicas, forma de defesa ou ataque dando origem a outras formas de lutas. O poder Kung Fu repousa na habilidade de se defender em situações impares e impossíveis.

08 novembro 2009

Qual a diferença entre jogos e esporte?

O jogo é uma atividade física ou mental. Envoca por igual as idéias, facilidades, riscos e abilidades que brinca com o real, que tem vontade de ganhar onde corre-se riscos. onde se aprende praticando no decorrer do jogo.
Características de jogo: regras, número de jogadores, raciocínio, adaptação, tempo determinado pelos jogadores, não é nescessário usar uniforme e o espaço é determinado pelos jogadores. Tem a forma lúdica e prazer de liberdade.

O esporte é o conjunto de exercícios fisicos, onde gera-se determinados regulamentos e visa a competição entre praticantes. Habilidade, treinamento, concentração, regras, arbitros e confederação a serem respeitadas e aplicadas.
Caracteristicas de esporte: regras, confederação, treinamento integral, números exatos de jogadores, tempo determinado, arbritagem obrigatória, espaço determinado, concentração e capacidade motora.



- Classificação de esporte

O sistema de classificação para o esporte desenvolvido na base de quatro critérios, com propósito de caracterizar de forma específica as modalidades.

Exemplos:

Esporte individuais: em que não há interação com o oponente

Esporte coletivo: em que não há interação com o oponente

Esporte individuais: em que há interação com o oponente

Esporte coletivo: em que há interação com o oponente

Práticas Corporais



As práticas corporais ajudam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por tratar diretamente com as sensações do corpo humano. Cada pessoa tem uma necessidade diferente em relação à escolha utilizada para o alcance do bem estar e do relaxamento. Porém casa pessoa reage de uma maneira diferente as diversas formas de relaxamento.

Xadrex e Dama


A origem do xadrex é certamente o maior mistério existente no mundo, nem mesmo os historiadores conseguem chegar a um concenso sobre o lugar de onde se originou o xadrex. O jogo simula uma batalha entre exercitos, o tabuleiro representa os quantro elementos da natureza fogo, ar, terra e água. As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo. Hoje o xadrex é jogado no mundo todo, ele desenvolve raciocínio, estratégia, paciência e concentração. Ele é adotado nas escolas particulares antes dos processos de vertibulares para ajuda do raciocínio e concentração.


A dama trabalha visando o jogo com tres, quantro e cinco jogadas a frente onde seu adversário fica atento na jogada erradas ele pode comer varias pedras em uma só vez.

Circuitos e Estafetas


Para elaborar um circuito ou jogos de estafetas podemos emprovisar materiais adaptados sendo possível trabalhar um qualquer lugar ou circunstância sem trazer riscos ou acidentes. Trabalhando o raciocínio, agilidade e cordenação motora.
Materiais usados: bambolê, cone, corda, elástico, bolas de meia entre outros.

Jogos olímpicos


Os Jogos Olímpicos (também conhecidos como Olimpíadas) são uma série de eventos desportivos que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo.

A olimpíada traz benefícios para o país, desenvolvimento econômico, social e cultural. Melhores estradas, mais empregos a toda a população, e tantos outros benefícios que outros países e cidades que já sediaram uma Olimpíadas tiveram. Turismo, milhões de pessoas viram de todas as partes do mundo para assistir os jogos Olímpicos do Rio 2016, e com toda a certeza muitos desses turistas irão aproveitar para conhecer um pouco mais do Brasil e as suas belezas, ou seja irá entrar muito dinheiro estrangeiro no Brasil todo vindo de turistas de todo o mundo.

Preconceito e Homofobia


Combater o preconceito racial não é uma questão simples. É preciso que não haja trauma nem rancor. O preconceitos não se pode refletir em um futuro de discriminações, mágoas e dívidas a pagar.

Homofobia é o medo, ódio ou repulsa da homossexualidade e seus praticantes por pessoas homossexuais. Essa situação manifesta-se de diversas formas, podendo incorrer em conseqüências graves na saúde mental e física do indivíduo e levá-lo a cometer ações homofóbicas.

Por isso nós temos que saber viver em sociedade respeitando as diferenças sociais econômicas e raciais.

O jogo como fenômeno cultural


Segundo Huizinga o jogo não é vazio de significados, e sim uma cultura onde apresenta troca constante e exige regras geradas pelas circunstâcias. Possui regras flexíveis e são construidas coletivamente, é o espaço para criatividade e liberdade de escolha, se caracteriza um jogo lúdico onde os próprios jogadores criam.
Huizinga afirma que “o espírito de competição lúdica, enquanto impulso social, é mais antigo que a cultura, e a própria vida está toda penetrada por ele como um verdadeiro fermento” (Homo Ludens, p.193). A vivência é similar ao jogo na fuga do tempo e espaços reais, na liberdade de ação e no seu caráter lúdico. Huizinga atribui, ainda, ao jogo, a origem do ritual, da poesia, da música, da dança, do saber e da filosofia. A cultura em seu nascimento é um jogo e nunca separa-se por completo dele.

Jogos Cooperativos



Os jogos são um dos elementos mais utilizados pela Educação Física Escolar, seja como objetivo, conteúdo ou estratégia das aulas. Porém, seu caráter extremamente competitivo acaba por excluir alunos, desfocar o sentido da atividade e afastá-los de uma relação significativa e positiva com a própria atividade física em geral (BROTTO, 2000).

Existem muitas definições para cooperação e competição. Acredito que as definições que mais se aproximam da realidade, sejam as descritas por Brotto, (2001, p.27), ou seja:
Cooperação: é um processo onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos.
Competição: é um processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são individualistas e somente alguns se beneficiam dos resultados.

07 novembro 2009

Brincadeiras


Os nomes podem até variar de um lugar para outro, mas as brincadeiras populares estão
presentes em todo o país. De tão importantes, elas são estudadas por diversos pesquisadores e reunidas em dezenas de livros. Mais comuns no passado
ou nas cidades menores, essas brincadeiras ensinam as crianças a aceitar derrotas e, claro, a vibrar com as vitórias. Há opções para alunos a partir
dos 4 anos, que já são capazes de seguir regras fáceis.
Por volta de 6 ou 7 anos, jogos mais complicados,
como a amarelinha, são sucesso garantido.

Pieter Bruegel - Jogos Infantis


A história das diferentes visões da infância de diferentes épocas, e da própria Infância vivida.
Pieter Bruegel pintou um quadro com inúmeras brincadeiras relacionando crianças e adultos. A auto imagem nos faz entrar no subconciente e refletir sobre nossa própria infância.

***Devido ao desenvolvimento da sociedade os pais deixaram de se relacionar com seus filhos para suprir com as nescessidades e exigências do dia a dia***