16 dezembro 2009

2° Parte

O homem como construtor de si mesmo, é a marca do pensamento que coloca o humanismo entre a sociedade. É assim que o homem expressa seus sentimentos emoções transformando-as em forma de conhecimento que esta presente no corpo inteiro pois, o ser que pensa é também o ser que age e que sente, o sujeito realiza-se e se contrói movido pela intenção, pelo desejo, pelos sentidos, pelos movimentos e por suas expreções corporais que cria. Como por exemplo a dança:

A dança é considerada a mais antiga das artes e até hoje movimenta
multidões. É a arte que dispensa o uso de ferramentas, basta usarem a alma
e seu corpo para se expressar, criar e se divertir.
A dança é uma manifestação cultural muito forte, ela tem muito a dizer. Alem
do trabalho físico e metal ela desenvolve algo espiritual emocional e muito
forte que mexe com as pessoas que trabalham com ela, e isso faz bem pra
alma e para o coração.
A dança é a arte da performance, executada no espaço e no tempo, e
expressa através dos movimentos do corpo beleza e plasticidade.
Dançar é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo, ou seja, é a
arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço,
estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
A dança, é uma forma de expressão artística coordenada, onde você
expressa todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, através dos
movimentos.

A dança é uma arte onde existem regras para que saia tudo com
perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para
todos aqueles que fazem parte de alguma forma da dança.
Como cita Louis Arnaud Reid , que distingue em seus trabalhos (1981 e
1986) , dois sentimentos o afetivo associado as vivências e as descargas
emocionais e o sentimento cognitivo com o qual a dança , enquanto forma de
conhecimento esta engajada.

Os jogos, as lutas, no nosso corpo estão presentes na nossa cultura, e influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia a dia de cada pessoa ,como práticas nos momentos de lazer. No jogo, conforme afirma o HUIZINGA: “a de se fixar imediatamente como um fenômeno cultural. Mesmo depois do jogo ter chegado ao fim, ele permanece como uma criação nova do espírito, um tesouro a ser considerado pela memória. É transmitido, torna-se tradição”. Nesse sentido, um exemplo a Capoeira apresenta como possibilidade para o exercício lúdico, no qual se encontra o jogo integrado a outras várias atividades humanas vista em sua totalidade. Onde pode ser dança luta e jogo, essas tres caracteristicas que a capoeira se relaciona. É possível que a identificação de uma corporeidade em movimento, que se percebe no mundo em relação a outras corporeidades abra seus sentidos e razão para perceber a construção histórica não apenas do jogo, mas da capoeira. “Efetivamente, os jogos ilustram os valores morais e intelectuais de uma cultura, bem como constroem para os determinar e desenvolver” (CALLOIS,1990,p .48). O jogo permanece para além de quem o experimenta “a essência do jogo independe dos que jogam” (FREIRE, 2002, p.70).

“As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, caracterizando-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados como exemplo de luta as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da Capoeira, do Judô, e do Karatê” .
Por meio das lutas, é possível contribuir com outras áreas do conhecimento, realizando um trabalho de disciplina, em que o aluno entrará em contato com a história de seu país e de outros povos e nações com culturas diferentes, com possibilidades de vivenciar movimentos novos e enriquecer a sua cultura corporal.

Considerando nossa realidade e nossas possibilidades, deve levar em conta uma reorganização social, a partir de elementos que contraponham, causando tensão e ruptura, e com isso transformando a Luta como prática de lazer .

O jogo e a guerra tem o poder de levar o homem até seu ultimo limite aonde ele disperta a força agonístiva fazendo com que ultrapasse seus limites para ter uma vitória ou até mesmo uma conquista em seu dia-a-dia.

Exemplo: um garoto que vê sua casa pegando fogo, e seus irmãos pequenos em perigo. Essa situação faz com que ele se arrisque e tenha uma (força agonística) que o fará salvar seus familiriares ultrapassando seus próprios limites.